Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
HESE - Prevenção Cardiovascular - 29 de Setembro
Em setembro, assinala-se o dia Mundial do Coração, e este ano o tema é “Nunca é cedo para começar”. O Serviço de Cardiologia do Hospital do Espírito Santo de Évora EPE associa-se a este dia pela prevenção cardiovascular pela saúde de todos, e realça alguns hábitos importantes que devemos ter em conta todos os dias.

Francisco Claúdio, Cardiologista do HESE EPE, realça que “devemos manter hábitos de vida saudáveis, que passam em primeira instância por hábitos alimentares regrados, com uma dieta rica em fibra, como legumes, cereais e leguminosas, e equilibrada quanto ao consumo de carnes, peixe, ou mesmo outras alternativas proteicas. O sal apresenta-se também como um componente importante a regrar nas nossas alimentações, sendo um condimento que deve ser reduzido sempre que possível e substituído, por exemplo, por especiarias.”

O exercício físico é algo igualmente importante numa perspetiva de prevenção cardiovascular e não só. Tem também benefícios no bem-estar individual, prevenindo quadros ansiosos, depressivos, insónia, entre outras coisas. ” Portanto, devemos realizar uma prática regular de exercício, de intensidade moderada de pelo menos 30 minutos, de forma diária”, acrescenta.

É de extrema importância moderar o consumo de alcoól e evitar o consumo de tabaco, pois têm um papel igualmente relevante na doença cardiovascular.

Outros fatores como o controlo da tensão arterial, do colesterol e glicémia, no caso de ser diabético, apresentam-se também como essenciais. Para que tudo isto seja possível, o seu papel e comportamentos são chave. Preserve a sua saúde e cuide-se.

Caso desenvolva sintomas como cansaço, dor torácica, falta de ar, perdas de consciência, palpitações ou sintomas que o preocupem procure o seu médico de família ou cardiologista para o ajudar na orientação do seu problema. Os cuidados de saúde primários são essenciais para o ajudar neste caminho e fazer a ligação com o serviço de cardiologia, sempre que assim seja necessário.

Perante casos de dor torácica intensa, tipo aperto, com ou sem irradiação para um dos braços ou pescoço associado a mau-estar, suor, perda de sentidos, com duração prolongada, deve procurar auxílio médico de forma urgente, contactando de imediato a linha 112, para uma melhor orientação da urgência da situação.

No Serviço de Cardiologia, estamos disponíveis para o auxiliar sempre que necessário e continuaremos a prestar os melhores cuidados de cardiologia no Alentejo.​

​​